terça-feira, 5 de julho de 2011

Americanas participam de clínicas com jogadoras do Vasco

Ex-jogadoras da seleção de futebol feminino dos EUA, Linda Hamilton e Tiffany Roberts Sahaydak visitarão o Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Belo Horizonte entre o dia de hoje o próximo dia 1, como parte do programa Sports United, do Departamento de Estado dos EUA. As atletas farão clínicas de futebol feminino, visitarão clubes, ONGs e programas sociais e educacionais nas três cidades. Elas falarão sobre a importância do esporte como ferramenta para o aprendizado de valores importantes como respeito à diversidade, inclusão social, trabalho em equipe, disciplina e autoconfiança. 
O futebol feminino é um dos esportes mais praticados por jovens e crianças nos EUA. Uma das razões de sua enorme popularidade é a legislação norte-americana conhecida como Title IX, de 1972, que garante, entre outras coisas, igualdade de direitos e oportunidades entre meninos e meninas na educação esportiva no sistema público de ensino. Linda Hamilton atua hoje como Técnica-Chefe do Lady Osprey's, o time de futebol feminino da University of North Florida. Ela foi uma das jogadoras pioneiras da Seleção de Futebol Feminino dos EUA, tendo representado seu país entre os anos de 1987 e 1995. Como zagueira, jogou um total de setenta e uma partidas pelos EUA, tendo participado de todos os jogos da Copa Mundial de Futebol Feminino da FIFA nos anos de 1991, vencida pelos EUA (China) e 1995 (Suécia).
 Foi por quatro vezes escolhida pelo All-American, time honorário dos EUA composto pelos melhores jogadores de times universitários numa determinada temporada, e também por quatro vezes selecionada envtre os dez melhores atletas do ano pela All-Atlantic Coast Conference (ACC). Tiffany Roberts Sahaydak é Co-Técnica-Chefe do time de futebol feminino da Virginia Commonwealth University. Ela foi jogadora da Seleção de Futebol Feminino dos EUA, entre 1994 e 2004, tendo conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Ingressou no time titular da Seleção aos dezesseis anos de idade, tendo participado da Copa Mundial de Futebol Feminino da FIFA em 1995, 1999 e 2003, e fez parte do time que venceu o Campeonato da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe (CONCACAF) de 1994, e os Jogos da Amizade de 1998. Como meio-campo, disputou cento e dez jogos pela Seleção e detém a vigésima-terceira colocação na lista dos jogadores que mais representaram os EUA. Atualmente, Tiffany Roberts Sahaydak integra os conselhos consultores da Goals for Girls e love.futbol, e é membro do U.S. Soccer Athletes Council. No Rio de Janeiro, Linda Hamilton e Tiffany Roberts Sahaydak participarão de clínicas com atletas do futebol feminino do Vasco da Gama e do CEPE/Duque de Caxias além de jovens dos programas Vencedoras, Bola pra Frente, e Team Chicago. Elas também conduzirão de uma clínica com participantes de um projeto social na Cidade de Deus. Em Belo Horizonte, participarão de clínicas no Clube Atlético Mineiro e no projeto Menina Também Joga Bem, em parceria com o Santa Cruz Futebol Clube. Alunos do programa educacional Access, uma parceria da Embaixada dos EUA e do ICBEU que oferece bolsas de estudo de inglês para alunos da rede pública, também participarão da atividade no Santa Cruz. A clínica de Futebol Feminino com Linda Hamilton e Tiffany Roberts Sahaydak na sede do o Vasco está ocorrendo nesta segunda-feira, das 15h às 16h45, em São Januário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário