História


Em sua fundação, o Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG), estreando na terceira divisão, teve como primeira identidade (cultural) a audácia de aceitar jogadores negros, mulatos e de classe social menos favorecida.
Em continuidade, o CRVG desenvolve sua segunda identidade sócio-histórica.
Primeiro, ao utilizar seu estádio não só para a prática do futebol, mas também servindo como um dos grandes cenários da vida política e social do país. As dependências do Vasco foram utilizadas inúmeras vezes como palco de manifestações cívicas e como palanque por diversos presidentes da República. Por ocasião das comemorações do dia do trabalhador em 1943, o presidente Getulio Vargas assinou decreto promulgando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de grande valia para toda a classe trabalhadora brasileira.
Em segundo, quando manteve no clube, até à extinção por lei do serviço militar obrigatório, uma Escola de Instrução Militar (Tiro de Guerra do Exército Brasileiro).
Em terceiro, ao realizar inúmeras competições desportivas (beisebol, futebol, voleibol, etc.) da nossa Marinha com Unidades Norte-Americanas e Inglesas durante a 2ª Guerra Mundial, sem publicidade, por medida de precaução contra a espionagem inimiga.
Em quarto, quando ajudou o Brasil durante a Segunda Grande Guerra Mundial, ao alojar os soldados que vinham de outros Estados a caminho da Guerra na Itália. Em São Januário foi feita a primeira demonstração de defesa antiaérea e desfile das forças motorizadas, como também ao realizar uma partida em benefício às vítimas dos bombardeios dos navios brasileiros pelos submarinos alemães.
Em quinto, quando o Vasco doou à Força Aérea Brasileira dois aviões para serem utilizados na Segunda Guerra Mundial.
A terceira identidade (desportiva) caracteriza o Vasco por ter se notabilizado como um dos maiores clubes de massa, com trabalho diferenciado na área social e na formação de atletas no país. Isto por contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira através do esporte, alcançando inúmeros títulos nacionais e internacionais no futebol e, em especial, por ser hoje a maior torcida no Brasil com penetração nos mais longínquos rincões de nossa Pátria.
Seguindo sua secular tradição de agente de iniciativas pioneiras, o clube da cruz de Cristo cria sua quarta identidade (responsabilidade social) com projetos voltados para esta importante área inovando, dentre outros, com o projeto “Vasco Carbono Zero”.
A quinta identidade (inclusão da mulher no futebol) quando o Vasco luta para que a mulher pratique com sustentabilidade e responsabilidade o futebol. Isto fica definido desde o momento em que propicia que a jogadora Marta se torne um expoente mundial até o momento em que cria um Departamento de Futebol Feminino com todas as categorias de base, além da categoria adulta.
O Futebol Feminino do Club de Regatas Vasco da Gama teve início nos anos 90, quando em três oportunidades o clube sagrou-se campeão brasileiro – 1994, 1995 e 1998, tendo revelado inúmeras jogadoras para a Seleção Brasileira e para o mundo, tais como: Pretinha, Fanta, Cenira e Meg. Em 2000, quando sagrou-se campeã estadual, o Vasco contava com 5 jogadoras na Seleção Brasileira Adulta que disputou os Jogos Olímpicos de Sidney.
Após esta fase, surgiu a jovem Marta, que veio de Alagoas para iniciar sua trajetória de sucesso no clube cruzmaltino e ser revelada para o mundo. Logo na sua primeira competição, Marta, hoje 5 vezes melhor do mundo, sagrou-se campeã brasileira Sub-19, tendo sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.
Inicialmente, o clube tinha sua estrutura voltada para a categoria adulta. Contudo, em 2 de janeiro de 2013 completou 4 anos de criação do Departamento de Futebol Feminino, que de forma pioneira no cenário nacional criou todas as categorias de base, trabalhando que vem desenvolvendo a cada ano..
Em 2009, quando ativiou o departamento, o clube cruzmaltino lançou uma parceria com a Marinha do Brasil, cuja equipe adulta representa o Brasil em competições oficiais do calendário desportivo do Conselho Internacional do Desporto Militar – CISM. Esta equipe sagrou-se campeã mundial em 2009 (EUA), 2010 (França), e em 2011 (Rio de Janeiro, nos 5º Jogos Mundiais Militares).
Hoje, o Vasco é um dos raros clubes no país, talvez o único, que possui um departamento dentro do seu espaço físico, com comissões técnicas constituídas e várias categorias – Adulta, Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e uma Academia de Futebol, voltada para o desenvolvimento de novas atletas para o futuro.
Este novo programa de trabalho, desenvolvido desde 2009, tem à frente o Coronel Tadeu Correia, Diretor do Departamento, que acumula os cargos de Vice-Presidente do Infanto-Juvenil e Responsabilidade Social. Em 2011, foi também o Gerente de Futebol dos 5º Jogos Mundiais Militares, realizados no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário