quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conheça Joyce, promessa do futebol feminino do Vasco da Gama

Mesmo possuindo uma das melhores jogadoras do mundo, o futebol feminino no Brasil ainda carece de apoio. A maior prova é que recentemente o Santos, clube que mais investia no esporte até então, acabou com seu time por não conseguir uma empresa interessada em bancar uma folha salarial anual de R$ 1,5 milhões, número que é inferior ao salário de muitos jogadores em atividade no país.

Em meio a todos esses problemas está o Vasco, que em parceria com a Marinha, mantém um time de futebol feminino competitivo e que nos últimos anos tem levado o nome do clube ao topo. Em 2011, a equipe sub-17 do Gigante da Colina, que teve cinco jogadoras convocadas para a Seleção Brasileira na última terça-feira (17/01), conquistou o Campeonato Carioca em cima do Bangu, clube onde atua Byanca Brasil, apontada como a sucessora de Marta.

Dentre as meninas que faziam parte do elenco campeão está a lateral-direita Joyce. Querida por muitos em São Januário, a jovem sabe que hoje não é fácil praticar futebol feminino no Brasil e aconselha a todas a não deixarem de lado os estudos. Apesar disso, ele não pensa em abrir mão do seu sonho, que é se tornar uma jogadora profissional:

- Algumas pessoas que falam para eu optar só pelo estudo, pois o futebol femino está muito difícil aqui no Brasil. Mas o futebol é um sonho para mim. Pode até ser que não dê certo, mas pelo menos poderei dizer que tentei e joguei com vontade e amor, porque gosto. Mas penso sim no meu futuro. No decorrer do tempo escolho o caminho certo a seguir. Tenho muita esperança e acredito que um dia o futebol feminino irá adquirir o valor que merece - disse.

Ciente que nem todas irão conseguir alcançar o profissional, Joyce comemora o fato do Vasco fornecer escola gratuita para suas atletas. Segundo ela, essa atitude faz com que os jovens tenham como seguir um outro caminho no futuro e mostra que o Gigante da Colina está preocupado também com a formação do cidadão:

- O Vasco oferece estudo ao atleta até o término do terceiro ano. E isso é bom e faz com que o atleta veja que o estudo é muito importante para sua vida e que mesmo que se tenha um sonho de um dia se tornar um atleta profissional, os estudos devem vir em primeiro lugar. Isso porque se ele não der certo no esporte, já terá uma base para começar a vida profissionalmente - acrescentou.

É justamente por formar cidadãos que o Vasco é considerado um clube diferente, um clube onde o jovem recebe a oportunidade de realizar sonho sem esquecer do futuro. Além disso, o cruzmaltino é atualmente o único clube grande do Rio de Janeiro que fornece condições para que as meninas possam seguir uma carreira no futebol.

Joyce Freitas se apresenta para a torcida vascaína

Joyce Freitas Futebol Feminino




Como iniciou sua trajetória no esporte? Por qual motivo você não escolheu outra modalidade, como o Vôlei ou o Basquete?

"Como todo menina, comecei jogando com meninos. Aos nove anos de idade fui jogar num projeto de futsal perto da minha casa, o projeto Tupi. Fiquei lá um ano e logo apos fui para uma escolinha de society, onde permaneci por cinco anos. Em agosto de 2010 o professor Marquinhos me levou para o Vasco da Gama e lá estou até hoje. Foi a realização de um sonho para mim, pois desde menina tive vontade de jogar pelo Vasco. Sou vascaína "doente" e é um privilégio poder defender o time do meu coração. Ao decorrer do tempo , pensei em entar para o Voleibol, esporte que gosto muito também, mas o futebol é uma paixão única. É uma coisa inexplicável e que só quem joga entende o que é.'

E os teus pais, sempre te apoiaram nesse sonho?

"Sim. Graças a Deus sempre tive o apoio dos meus pais. Meu pai sempre que podia estava junto comigo, acompanhando os jogos e treinos. Minha mãe não muito, mais não porque não queria, mas sim porque trabalha muito e muitas vezes não tem tempo. Financeiramente e emocionalmente eles sempre me apoiaram sim."

Fala um pouco de sua trajetória no Vasco. Em que ano você chegou ao clube e como e quais títulos você conquistou?

"Cheguei no clube em agosto de 2010 e no ano que entrei não disputei nenhum campeonato, porqeu fiquei doente. Voltei no ano de 2011 e pude consquistar dois títulos, a Copa Iguaçuano e o Campeonato Carioca. Nesse ano de 2012 pretendo junto com a equipe conquistar muitos outro títulos."

Você atua em que posição Joyce? Assim como as outras meninas você se inspira na Marta e na Cristiane?

"Cheguei ao Vasco atuando como zagueira, mas em 2011 fui pra lateral-direita, onde permaneço até hoje. Olha, Marta e Cristiane são excepcionais, sem dúvidas, e admiro muito o futebol delas, mas minha grande inspiração mesmo é a Maurine. Vejo nela um futebol magnífico, ela é um exemplo de atleta."

Maurine? Está sabendo que ela pode ser contratada pelo Vasco? Pelo visto você aprovaria o reforço não é?

"Fiquei sabendo. Será uma honra atuar no mesmo clube que ela. Aprovo sim a contratação. Seria um reforço ótimo e de muita qualidade."

Você falou no início da entrevista que conquistou o Campeonato Carioca. Fala um pouco dessa conquista, qual foi a emoção de levar o Vasco ao topo? Fez muitos gols, deu muitos passes para as companheiras marcarem?

"Foi uma emoção única e inexplicável. A sensação após uma vitória é ótima. Disputar um Campeonato Carioca já era um sonho para mim, conquistá-lo foi uma das maiores alegrias da minha vida. Não fiz muitos gols, pois joguei quase todo o Campeoato na zaga e só depois me firmei na lateral. Também não atuei em todos os jogos, mas em todos que joguei busquei dar meu máximo."

A equipe sub-17 possui hoje cinco jogadoras na Seleção Brasileira da categoria. Acredita que você pode ser a próxima?

"Acho que não só eu, mas outras jogadoras possuem condições de chegar a uma seleção brasileira. Para isso, basta se dedicar muito e acreditar que pode alcançar."

O que representa o Vasco para você?

"Representa uma parte da minha vida. Representa uma meta e um sonho que foi alcançado, graças primeiramente a Deus e a todos que me ajudaram e que me apoiaram. Poder entrar em campo com a camisa do vasco é uma sensação ótima."

Por fim nos fale o que você espera para 2012 e deixa uma mensagem para os leitores do SuperVasco.

"Para o ano de 2012 pretendo junto com o time conseguir outros títulos. Espero que esse ano de 2012 seja repleto de grandes vitórias e felicidade para o clube. A todos os leitores, que gostam ou não do futebol feminino, gostaria de dizer que não se deve desistir de um sonho. Persista sempre, lute sempre com muita dedicação e não deixe que ninguém tire esse sonho de vocês, pois assim vocês irão conseguir!"

Escrito por Carlos Gregório Júnior.
Fonte: SUPERVASCO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário