domingo, 29 de janeiro de 2012

Cristiane Dias encara uma peneira de futebol feminino no Vasco da Gama

Para mostrar como é o sonho das apaixonadas por futebol, apresentadora entra em campo, relembra os tempos em que jogava futsal e marca até gol


Por Michel Siqueira



Em 2000, Marta, com 13 anos, calçava suas chuteiras e começava sua careira profissional no time de futebol feminino do Vasco da Gama. Mais de uma década depois, jovens com idade e sonhos parecidos com o de Marta tentam, através de uma peneira, entrar no Gigante da Colina. Entre as aspirantes a jogadora, a apresentadora Cris Dias, que saiu cedo da cama para participar da seleção e contar a história dessas meninas para o Esporte Espetacular.
Cerca de 15 meninas, com idade entre 16 e 20 anos, entraram em campo para uma partida contra o time feminino Sub-20 do Vasco. Em jogo, a oportunidade de defender o curzmaltino na Copa do Brasil, em março, e no Campeonato Carioca. Um caminho para ingressar no futebol profissional.
A peneira ocorre diante dos olhos atentos do técnico Fernando Bittencourt, que tem a função de analisar o desempenho de cada uma das candidatas. O treinador ressalta a diferença de avaliação nas peneiras femininas e masculinas
- A gente observa a qualidade técnica. Eu não posso avaliar a condição física e tática agora. Isso é um passo a ser realizado após a aprovação. Quando elas entram no grupo, adquirem um pouco mais de qualidade física e noção de qual posição irão ocupar em campo.
Vaidade e preconceito
Dentro do campo, a seletiva feminina é igual à masculina. Tem chuteira, camisa, caneleira e calção, mas basta olhar com um pouco mais de atenção e que a vaidade se revela. Antes da entrada no gramado, o que se vê no vestiário são jogadoras calçando chuteiras coloridas, preocupadas com o cabelo, com a maquiagem e até com o perfume.
- Saímos daqui fedorentas, aí tem que passar um perfume para melhorar - disse a zagueira Aila.
Cris Dias Peneira Vasco EE (Foto: Reprodução/TV Globo)Cris Dias suando a camisa durante a peneira do futebol feminino do Vasco (Foto: Reprodução/TV Globo)
 trajetória até o centro de treinamento do Vasco da Gama nem sempre foi cor de rosa, como as chuteiras. A maioria das meninas descobriu a paixão pelo futebol ainda na adolescência e já enfrentou o preconceito para conseguir praticar esporte, mesmo que de forma descompromissada.
- Sempre tinha um time assim, só com meninos. Então eles escolhem os integrantes de cada equipe e te deixam por último. No time em que você fica, eles falam que tem um a menos. Mesmo vendo que somos páreo, dizem que somos café com leite - relatou Taiane, uma das participantes.
As selecionadas
A partida contra o time Sub-20 terminou 4 a 1 para as federadas, o suficiente para a avaliação do técnico Bittencourt, que aprovou seis das 15 jovens que disputavam uma vaga na equipe. Isabel, Gleice, Aila, Ana Paula, Daiane e Xaiane foram as selecionadas para ingressar no clube carioca. Cris Dias, apesar do gol que marcou, com direito à comemoração do João Sorrisão, não foi selecionada. A gaúcha também perdeu um gol feito, digno do Inacreditável FC.
Zagueira Aila Peneira Cris EE (Foto: Reprodução/TV Globo)
A zagueira Aila, já integrada ao time feminino do

Vasco da Gama (Foto: Reprodução/TV Globo)
Passada a peneira
Alguns dias depois, a zagueira Aila Mendes da Silva, de 22 anos, já estava incluída na rotina de treinamentos do Vasco da Gama. Mesmo feliz por conseguir fazer parte de um grande clube, a jogadora demonstrou sua preocupação com o futuro do futebol feminino no país.
- Aqui tem muito machismo. Como antigamente, mulher tem que lavar louça. É o que os homens ainda pensam aqui no brasil. Mas não é nada disso. Nós merecemos coisas melhores.
Cheias de atitude, dentro de fora de campo. Esse é o perfil das jogadoras de hoje em dia. E quem sabe se não serão elas que em alguns anos receberão da Fifa um certo troféu dourado.

2 comentários:

  1. olá, eu sou Viviane sou uma vascaína apaixonada por futebol...
    Aila, meus parabéns por ter conseguido entrar no vasco da gama...eu gostaria de estar ai do teu lado para podermos bater uma bolinha...o meu sonho é igual o seu ser jogadora de futebol...adoro futebol não perco uma partida para apenas assistir já que jogar não pode...Um abraço e boa sorte no seu destino

    ResponderExcluir
  2. olá,eu sou kerolen,tenho 15 anos,e quero poder joga no vasco..
    espero realizar meu sonho,desde de já agradeço!
    orkut:monique.rodrigues979@gmail.com

    ResponderExcluir