terça-feira, 10 de abril de 2012

Conheça Rafaella Bastos, a promissora lateral da equipe sub-17

Foto: Arquivo Pessoal
Fenômeno. É dessa forma que todos dentro do Vasco se referem a lateral-direita Rafaella Bastos, que aos 15 anos de idade é titular da equipe sub-17. Assim como a grande maioria das meninas que tentam a sorte no esporte, a carioca teve que superar o preconceito desde cedo e até mesmo por conta disso aprendeu a ser forte, a nunca desistir de seus objetivos.
Quando chegou ao Gigante da Colina, Rafaella fazia parte da Academia de Futebol, popularmente conhecida como ‘Escolinha’. Ciente de que só conseguiria realizar o sonho de se tornar jogadora caso atingisse os times principais da base vascaína, a garota se esforçou e rapidamente conseguiu uma vaga no time sub-15.
O bom desempenho no time sub-15 fez com que Rafaella logo subisse de categoria e passasse a fazer parte do elenco sub-17. Atual técnico da categoria, Gláucio Carvalho é só elogios para a comandada. Para ele, Rafaella deverá ser convocada para a Seleção Brasileira da categoria em breve:
- A Rafaela é uma das meninas que eu aposto que será convocada em breve. É mais uma jogadora talentosa  e que consegue unir técnica e força. Ela deixou de ser promessa e hoje já é uma realidade. Possui disciplina tática,  força e é muito corajosa, não teme ninguém. Tanto faz jogar para ela jogar com meninas da idade dela ou contra um time adulto. É mais uma reveleção da “Fábrica de craques da Colina” – disse o treinador.
Enquanto espera a tão sonhada convocação, Rafaella se dedica nos treinamentos e se prepara para sua estreia entre os profissionais, o que irá acontecer no próximo dia 22 de abril. Isso porque a equipe sub-17 será o time ‘B’ do Vasco na categoria adulta da Taça Cidade de Nova Iguaçu.
Confira um bate-papo com Rafaella Bastos, revelação do futebol feminino do Vasco:
Como começou sua trajetória no futebol?
“Comecei a jogar com quatro anos numa escolinha do Zico.Depois fui passando para outras escolinhas de futebol e aos 12 anos tive a oportunidade de jogar no Vasco da Gama.Fiquei um ano na escolinha e depois fui chamada para a equipe sub-15. No meio ano já fui emprestada para sub-17 e disputei os campeonatos. Estou lá até hoje. Meus pais sempre me apoiaram em tudo. Os meninos sempre falavam que eu era fraca e nunca deixavam eu jogar por puro preconceito. Hoje, já costumaram”.
Foto: Arquivo Pessoal
Como você reagia quando te diziam que futebol não era coisa para mulher?
“Eu não ligava. Eu queria mesmo era jogar e mostrar o que eu sabia”.
Por qual motivo você escolheu ser jogadora de futebol e não de vôlei, por exemplo?
“Porque sempre gostei de jogar futebol. Nenhum outro esporte interessou”.

Como começou esse seu amor pelo futebol?
“Quando eu nasci, meu irmão gostava muito de jogar futebol. Meu avô sempre o levou para jogar em campinhos, clubes, na rua e até mesmo no Madureira. Então, fui começando a gostar do futebol. Jogava com meus irmãos e com meu avô”.
Como você avalia sua passagem pelo Vasco até agora?
“Maravilhosa. Em 2010, quando eu iniciei na equipe sub-15, conquistei o meu primeiro título. Fui escolhida para bater pênalti na final porque estava muito confiante. Graças a Deus eu bati bem e fiz o gol. Foi na Copa Almirante. Em 2011 fui campeã pelo sub-15, que disputou o campeonato sub-17. Depois fui campeã sub-20 também. Disputei o Campeonato Carioca sub-17 com apenas 14 anos e fui campeã.O que eu posso falar são que as pessoas, desde que eu entrei no Vasco, sempre me trataram bem. São ótimos profissionais e preparam muito bem o nosso futuro”.
Em que posição você joga?
“Jogo na Lateral-Direita. Sou rápida, tranqüila, resistente e preparada para qualquer coisa”.
Como você se sente sendo titular do time sub-17 com apenas 15 anos?
“Sinto-me segura e confiante. Sei que cheguei onde estou com meus méritos. Me sinto muito honrada por poder ajudar a equipe”.
Quais são seus planos para o futuro? Pensa em chegar na Seleção como suas companheiras de Vasco?
“Chegar à Seleção com certeza. Sonho em ser reconhecida e que todos tenham carisma por mim, que sempre tenham confiança no meu jogo. Quero poder contar com todos”.
O que representa o Vasco para você?
“Meu futuro. Quero poder mostrar tudo que sei e ser descoberta pelo Vasco. Hoje ele que me dá abrigo para jogar e me ensina muita coisa. O que eu erro eles concertam”.
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/407940_265870046809534_100001596236284_814234_923293576_n.jpg
E o futebol? O que representa para você?
“Emoção. Só me traz alegria e me dá forças para seguir carreira. Representa tudo na minha vida”.
O que você espera para a temporada 2012?
“Mostrar muito trabalho para vencer os jogos, campeonatos. Espero ser campeã e ser uma vencedora junto com a minha equipe e meus treinadores”.
Que mensagem você deixaria para o torcedor vascaíno?
“Que eles pudessem ver o futebol feminino de outro jeito. Que eles apoiassem mais”.
FONTE: SITE TORCIDA DO VASCO

4 comentários:

  1. ESSA É NOSSA RAFAELLA BASTOS....DEUS CONTINUE A ABENÇOAR SEU CAMINHAR...VC E TODA SUA FAMILIA MERECE MUITOOOOOOO....BJKS.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. To muito orgulhosa de você irmã..
    Você merece, pois essa sempre foi sua vontade e seu sonho..
    Nunca esqueça que sua irmã sempre estará aqui torcendo por você e te ajudando em tudo que precisar..
    Parabéns por mais essa conquista meu amor..
    Te amo demais s2

    ResponderExcluir
  4. minha jogadora preferida te amo rafinha bjs s2

    ResponderExcluir