quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Entrevista: Gaby fala sobre título Mundial e futuro na Seleção sub-17

O Vasco conquistou no mês de junho a Taça Ibercup em Portugal e se tornou o primeiro clube brasileiro a alcançar um título mundial no futebol feminino. O feito foi conquistado pela equipe sub-17, finalista da Taça Cidade de Nova Iguaçu adulta e comandada pelo técnico Gláucio Carvalho.

Uma das grandes destaques do Gigante da Colina no torneio foi a atacante Gabrielly Soares. Campeã Sul-Americana com a Seleção Brasileira no início da temporada, a artilheira deverá fazer parte do grupo que irá disputar em setembro a Copa do Mundo sub-17 no Azerbaijão.

Foi com essa promissora jogadora que o Blog conversou no último final de semana. Numa breve conversa, Gaby discorreu sobre a conquista do título mundial e analisou a possibilidade de disputar uma Copa do Mundo com a camisa da Seleção:

Confira a entrevista:

Esse ano tem sido maravilhoso para você. Após conquistar o Sul-Americano com a Seleção sub-17, você conquistou o Mundial pelo Vasco. Como você avalia seu desempenho na atual temporada até agora?

“Avalio como bom. Não estou fazendo tantos gols como no ano passado, mas estou ajudando bastante na marcação, jogando mais para o time e dando passes”.

Como foi para você conquistar um título mundial com a camisa do Vasco, clube que está te dando a oportunidade de seguir carreira no futebol?

“Foi maravilhoso. Nenhum clube, nem mesmo a seleção conquistou um título mundial. Nós fomos as primeiras mulheres a conquistar um título mundial”.

E como foi essa experiência internacional? Percebeu alguma diferença entre o que é praticado aqui e o que é praticado na Europa?

“Com certeza. Os times lá de fora têm a marcação super forte e o toque de bola muito rápido. Mas o talento das nossas jogadoras foi fundamental para que saíssemos de lá com o título. Ganhamos muita experiência para trazer para o Brasil”.

Qual foi o diferencial do Vasco nesse torneio mundial?

“Sem dúvida alguma o jogo coletivo. A união do time foi super importante para essa conquista”.

A prova da força do conjunto do Vasco pode ser comprovada com a última convocação da Seleção Brasileira sub-17. Dentro de algumas semanas se iniciará o Mundial da categoria. Como está sendo a preparação?

“Estamos trabalhando muito forte pra chegar lá no Azerbaijão e conquistar esse campeonato inédito para o Brasil. O grupo é muito forte e temos certeza que vamos brigar pelo título”.
Até que ponto esse entrosamento que vocês possuem por jogarem juntas no Vasco pode ajudar a Seleção?

“Nosso entrosamento pode ajudar bastante, pois jogamos juntas faz um bom tempo e conhecemos umas as outras muito bem”.

Uma das jogadoras mais promissoras do futebol feminino brasileiro retornou ao Vasco recentemente e participou inclusive da conquista do Mundial. Como é para você jogar ao lado da Byanca Beatriz? Feliz com o retorno dela?

“Jogamos juntas já tem muito tempo, nos conhecemos muito bem. Além de ser companheira dentro de campo, ela é fora também. Fico feliz com o retorno dela, pois ajudará a nossa equipe a conquistar títulos”.

 Gaby ao lado da companheira de ataque Byanca Beatriz

O que a Gaby espera para esse Mundial sub-17? Artilharia é meta? Quais serão as adversárias mais difíceis?

“Espero ser campeã, mas como disse não penso em artilharia. Penso em dar o meu melhor para ajudar a equipe. O Japão será o adversário mais difícil sem dúvidas”.

Por falar em Japão, como você viu a campanha da Seleção Feminina nas Olimpíadas?

“Foi bem até o jogo que foi eliminada. Deu mole em dois lances e o Japão foi decisivo e matou o jogo. Acredito que o Brasil poderia passar a jogar como as equipes asiáticas, pois ficou provado nos últimos tempos que só o talento não resolve”.

Pensa em ajudar a Seleção nas Olimpíadas do Rio em 2016?

“Se Deus quiser. Vou trabalhar muito para jogar as Olimpíadas de 2016”.

Quais são seus planos com o Vasco daqui para frente? Pensa em conquistar o estadual ou até mesmo subir de vez para o adulto?

“Como sempre, conquistar todos os títulos possíveis. Pretendo sim jogar o adulto para ganhar mais experiência”.

Qual mensagem a Gaby deixa para os vascaínos e admiradores do futebol feminino?

“Mandar um grande beijo e pedir mais valorização para o futebol feminino, pois ele necessita de apoio para crescer cada vez mais!”

Escrito por Carlos Gregório Júnior no dia 15/08/2012.

Um comentário:

  1. Parabéns Gaby !!! Você merece tudo que conquistou. Quero ser uma jogadora de Futebol e sonho em jogar ao lado de minhas Ídolas e você agora é uma delas.
    Parabéns e que DEUS continue te ILUMINANDO a cada dia que passa e cada vez mais.

    ResponderExcluir