segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conheça Rayssa, atacante do Sub-17 do Vasco




Apesar do bom desempenho da Seleção nas últimas Olimpíadas, o futebol feminino está longe de alcançar a sua plenitude no Brasil. Sem apoio e muitas vezes tendo que superar o preconceito, as meninas precisam se desdobrar para conseguir alcançar o objetivo de praticar o esporte mais popular do país. Diferente dos meninos, que são incluídos em escolinhas de futebol desde pequenos, as garotas precisam de sorte para encontrar um clube capaz de investir no seu talento. 


Considerada uma das grandes jóias do futebol feminino do Vasco, a atacante Rayssa Neres é apenas um exemplo de superação dentre os milhares existentes no país. Atualmente na equipe sub-17 do cruzmaltino, a garota começou a praticar o esporte muito cedo e em seu início, assim como muitas, disputava a bola com meninos. Para a sorte dela, uma de suas exibições despertou o interesse de um olheiro, que ao perceber o enorme talento da jovem não pensou duas vezes e a levou para o Vasco, clube que possui uma das melhores estruturas do país para a modalidade. 



No Gigante da Colina, Rayssa passou a treinar com jovens de sua idade e a desenvolver o seu talento em competições oficiais de futebol feminino. Ao longo desses cinco anos de Vasco, a carioca conquistou váriostítulos e em nenhum teve que se preocupar com seu futuro longe do futebol, pois foi colocada para estudar na própria sede de São Januário, no conhecido Colégio Vasco da Gama. 



Fã de Marta, a jovem de 15 anos vem se aproximando a cada dia mais de um de seus maiores objetivos: se tornar uma jogadora de futebol profissional. A prova maior disso são os recentes elogios que ele tem recebido do treinador de sua categoria, Gláucio Carvalho, e do prepador físico Paulo Neves, que a considera uma das jogadoras mais talentosas dessa geração. 



Foi justamente com essa grande promessa que a reportagem do site Torcida do Vasco conversou. No bate-papo, que você pode conferir abaixo, Rayssa contou um pouco sobre sua trajetória no esporte e revelou quais são os seus planos para o futuro. 



Confira uma entrevista exclusiva com Rayssa Neres, atacante da equipe sub-17 do Vasco: 



Quando começou sua trajetória no futebol? 

“Comecei jogando na rua com os garotos. Às vezes jogava numa praça perto de casa, onde tudo começou. Um moço me viu jogando e perguntou se eu jogava em algum clube. Falei que não e ao saber disso ele me levou para o Vasco. Eu estou há 5 anos no Vasco, nunca fui pra outro clube. Comecei na escolinha e depois de um mês fui federada”. 



Quem sempre te apoiou? 

“Minha família sempre me apoiou em relação ao futebol. Sempre buscaram me dar conselhos, mas meu pai é quem está presente em tudo que faço. Sempre vai nos meus jogos e me acompanha nos treinos”. 



Você começou a gostar de futebol por conta do seu pai? 

“Não. Eu comecei a jogar quando era pequena e meu pai sempre me via jogando, mas a paixão pelo futebol veio naturalmente. Quando eu jogava, eu só pensava em futebol. Meu pai só fez me apoiar sempre, sempre presente em tudo que eu faço em relação ao futebol”. 



Fala um pouco sobre a tua trajetória no Vasco. 

“Como disse, comecei jogando no Vasco, nunca sai de lá. Ao decorrer do tempo, o futebol feminino foi crescendo no clube. Um dos meus primeiros títulos foi no futebol de salão, fui campeã pelo sub-13 e pelo sub-15. A partir daí começou a ter campeonatos de campo. Fui campeã da Copa Almirante, da Liga Iguaçuana, entre outros. Ano Passado, ganhamos quase todos os campeonatos, só perdemos o último.Um título importante para mim foi o Estadual do ano passado. Vasco e Bangu fizeram a final e fomos campeãs em cima delas por 4 a 0”. 



Quais são as suas características? Como você gosta de jogar? Em quem você se inspira? 

“Minhas principais características são a velocidade e o cabeceio. Eu sou atacante e essas duas características são as que eu mais gosto em mim. Eu sempre me inspirei na Marta, acho que quase toda jogadora se inspira nela. Pela maneira dela jogar e pela historia de vida dela, que é um pouco parecida com a minha. Acho a história de vida dela linda e é por esse motivo que eu me inspiro nela” 



Quais são as suas expectativas para o ano de 2012? 

“Minha expectativa é de ajudar o Vasco a ganhar mais títulos e chegar à Seleção, que é o sonho de qualquer jogadora. Vamos ter um Campeonato para disputar em junho lá em Portugal. Esse campeonato vai ser o mais importante e, com muito trabalho e dedicação, sairemos dele campeãs”. 



Seu maior objetivo pessoal é chegar à Seleção? 

“Sim, esse é o meu objetivo. Esse é o meu maior objetivo”. 



Você é hoje não é titular da equipe sub-17. Podemos dizer que a Rayssa Neres fará de tudo para se tornar titular? 

“Estou trabalhando para isso. Estou dando meu máximo nos treinos e estou focada no meu objetivo. Vou correr atrás disso”. 



O que representa o futebol para você? 

“O futebol é a minha vida, o que eu mais gosto de fazer! É inexplicável, o futebol representa tudo para mim. É o que eu escolhi para minha vida”. 



E o Vasco? 

“O Vasco representa tudo isso, pois foi lá que tudo começou”. 



Quem é a Rayssa Neres longe do futebol? 

“Eu sou uma garota extrovertida, companheira, alegre… Procuro sempre ajudar os meus amigos! Longe do futebol é meio difícil, pois o futebol está presente em tudo que faço”. 



O fato de vocês estudarem no clube facilita? 

“Estudar lá facilita muita coisa. Eu saio de lá e já fico para o treino. Passo o meu dia em São Januario. A escola é muito boa e o ensino de lá é bom demais. A escola em si é super legal”. 



Que mensagem você deixaria para a torcida do Vasco? 

“É torcida linda e que nunca deve deixar de apoiar o time. O Vasco pode passar por uma fase ruim, mas a torcida tem que estar lá sempre apoiando. Queria dizer então que o futebol feminino ainda vai trazer muitos títulos para o Vasco”. 



Fonte: Site Torcida do Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário