quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Entrevista: A trajetória de Beatriz Garrido, do sub-15, no Futebol

"Minha segunda família". É dessa forma que a nossa entrevistada de hoje se refere ao Vasco, clube que a vem dando a oportunidade de realizar o sonho de se tornar jogadora de futebol. Praticante do esporte desde os quatro anos, Beatriz Garrido, carinhosamente chamada de 'Bia' pelas companheiras, iniciou sua trajetória no Magnatas F.S. jogando ao lado de meninos. Porém, engana-se quem pensa que a jovem sofria no meio dos marmanjos. Sob comando dos professores Maurício e Leandro, Beatriz ganhou títulos e conquistou vários admiradores:

"Eu comecei a jogar com apenas quatro anos num clube aqui de perto de casa. Ganhei vários torneios jogando pela escolinha do Magnatas junto com meninos. Fiquei no Magnatas até os 10 anos de idade e fui orientada pelos professores Maurício e Leandro. Minha família sempre me apoiou, principalmente meus pais e meu tio. Quando podem, eles sempre vão assistir meus jogos. Eles nunca deixarem de acreditar em mim" - relata ela.

O bom desempenho no clube do seu bairro, o Rocha, levou Beatriz a ser convidada para fazer um teste no Vasco, único time grande do Rio de Janeiro com um projeto voltado ao futebol feminino. Foi no Gigante da Colina que Bia encontrou sua posição e passou a integrar a equipe sub-15 mesmo com apenas 12 anos de idade:

"Me chamaram para fazer um teste quando eu tinha 12 anos. Fiquei quase 1 mês treinando até me darem a notícia que eu já fazia parte da equipe sub-15. Isso me deixou muito feliz, pois as pessoas sempre falavam que eu jogava bem. Eu não levava fé, mas foi no momento que eu joguei contra as meninas e fui chamada para compor a equipe, percebi que também tinha talento" - lembra.

Meio-campista, Beatriz se define como uma jogadora que possui uma boa visão de jogo. Fora dos campos, ele se considera uma menina alegre, extrovertida e que está sempre disposta a ajudar os amigos:

"Minha posição é no meio-campo, mas atuei de atacante, volante e lateral. Pedi para atuar no meio porque tenho uma boa visão de jogo e pelo fato de me sentir melhor jogando de frente para o gol. Fora de campo me considero uma menina alegre, extrovertida, feliz, que adora estar com os amigos e ama sua família. Meus familaires são a melhor coisa que tenho, pois sempre estão comigo, nos momentos que eu preciso sempre estão ao meu lado" - conta emocionada.

A PAIXÃO POR MARTA



Assim como a grande maioria de suas companheiras, Bia tem como grande fonte de inspiração a craque Marta, eleita por várias vezes a melhor jogadora do mundo. Recentemente, a promessa vascaína teve a oportunidade de encontrá-la. Com um sorriso no rosto, a camisa 10 da equipe sub-15 detalha sua paixão pela alagoana e revela como foi seu encontro com a camisa 10 da Seleção Brasileira:

"Eu me inspiro nos melhores do mundo: Marta e Pelé. Eles são exemplos de atleta e pessoa. Vejo sempre que posso vídeos deles para aprender algumas coisas. Recentemente eu encontrei com a Marta e me senti realizada. Desde pequena vejo ela jogar e fiquei muito feliz por estar do lado da minha inspiração. Batemos uma bolinha e eu até tentei dar uma caneta nela (risos). Ela não esperava, mas mesmo assim não consegui (risos)" - conta.

Quem também possui muita moral com Beatriz é o técnico da equipe sub-17 do cruzmaltino, Gláucio Carvalho. Segundo a jovem, Gláucio é muito mais do que um treinador, é um pai:

"Eu tenho um carinho especial pelo Gláucio, que sempre me deu conselhos e se preocupa comigo. Ele é mais que um técnico. O considero um pai, um mentor e um amigo" - revela.


Bate-Papo com Beatriz Garrido, jogadora da equipe sub-15 do Vasco:

Como foi sua trajetória no Vasco até agora?


"Cheguei em abril de 2010 e disputei vários torneios: a Liga Cidade de Nova Iguaçu (duas vezes, sendo que nas duas fui campeã), a Copa Almirante (fui vice- campeã) e a Copa Coca-Cola (3° do Brasil). Sou muito grata aos professores por me ensinarem a ter responsabilidade e me dedicar sempre. Eu gosto de todos no clube, mas eu tenho um carinho especial pelo Gláucio, que sempre me deu conselhos e se preocupa comigo. Ele é mais que um técnico. O considero um pai, um mentor e um amigo".

Quais são seus objetivos daqui para frente?

"Tentar conseguir uma vaga na Seleção".


Você convive com atletas que já serviram a Seleção. Elas servem de exemplo para você?

"Eu me inspiro nelas e sonho em poder jogar ao lado delas na seleção. Todo mundo sonha em um dia chegar na seleção e o meu não é diferente. Estou treinando para isso".

Que mensagem você deixaria para a torcida vascaína?


"Valorizem o futebol feminino, pois todo ano nós conquistamos títulos e levamos o nome do Vasco ao topo".

Escrita por Carlos Gregório Junior no dia 09/11/2012.  
 
FONTE: BLOG DO FUTEBOL FEMININO DO VASCO

Um comentário:

  1. Assim como ela espero,realizar meu sonho de ser jogadora Profissional , Quem sabe não jogamos juntas ainda .

    ResponderExcluir