domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ex-técnico da Seleção analisa duelo entre Vasco e Kindermann pela Copa do Brasil


O tradicional Estádio de São Januário sediará no próximo sábado (23/02) o duelo de duas das principais equipes de futebol feminino do Brasil: Vasco da Gama e Kindermann-SC. A partida colocará em campo os dois times que mais investem e tem obtido resultados nas categorias de base. 

A maior prova da qualidade do trabalho realizado por ambos nas categorias inferiores foram os últimos torneios disputados pela Seleção Brasileira sub-17. Neles, Kindermann e Vasco foram os clubes que mais cederam atletas. Muitas dessas jogadoras que estiveram servindo o país no Sul-Americano e na Copa do Mundo sub-17 estarão em campo neste final de semana na Colina histórica.

Responsável pelas últimas convocações da Seleção Sub-17, Edvaldo Erlacher, que recentemente deixou o comando da equipe profissional do Kindermann-SC, falou com exclusividade sobre o jogo, que tem tudo para ser um dos melhores da Copa do Brasil 2013.

O treinador capixaba analisou ainda o trabalho de base realizado pelas duas equipes, elogiou os treinadores e frisou a importância da mescla entre atletas jovens e experientes.

Confira um bate-papo exclusivo com Edvaldo Erlacher, ex-técnico do Kindermann-SC e da Seleção Brasileira sub-17:

Vasco e Kindermann se enfrentam na próxima fase da Copa do Brasil. O que o senhor poderia falar sobre as duas equipes? Quem considera favorita?

"Bom, favoritismo não há, pois ambas as equipes possuem particularidades importantes, sobretudo, atletas em potencial e uma comissão técnica envolvida, que conhece o futebol feminino. Isso ajuda muito"

Várias atletas treinadas por você na Seleção sub-17 estarão em campo nesse duelo. O que poderias falar sobre elas? Acredita que uma futura titular da Seleção principal estará em campo no Estádio de São Januário?

"O jogo envolverá de tudo um pouco. Veremos atletas experientes em ambos os lados e gente nova querendo mostrar serviço. Quanto à Seleção Brasileira, eu acredito que várias meninas que estarão em campo nesse jogo seguramente farão parte da seleção sub-20 nos próximos dois anos e da principal após esse período".

Kindermann e Vasco são dois clubes que tem investido bastante na base e a prova disso são as recentes conquistas nesse segmento do futebol feminino. Você acredita que o investimento na base é o segredo para o sucesso de uma equipe feminina?

"Penso que sim. Inclusive foram os dois clubes que tiveram o maior número de atletas convocadas para a Seleção Brasileira que disputou a última Copa do Mundo sub-17. Isso também estará em jogo no sábado e com certeza elevará a qualidade de jogo".

Qual a importância das atletas experientes, no caso do Vasco a Tânia Maranhão, para essas jovens meninas?

"Fundamental. A própria Ana Clara, do Vasco, se revelou uma atleta de futuro brilhante. Seguramente ela se sente mais a vontade jogando ao lado de uma atleta como a Tânia. Aliás, a Tânia não é apenas uma atleta, é um fenômeno entre outras da nossa história no feminino. Meus sinceros cumprimentos a esta maravilhosa jogadora".

O que você poderia falar sobre os treinadores de Vasco e Kindermann?

"Ambos possuem pouca experiência em Copa do Brasil feminina, porém são competentes e conhecedores do futebol feminino. Creio que haverá um equilíbrio entre ambos".

Qual a importância de um grande clube como o Vasco apoiar o futebol feminino? Antes era o Santos que investia. O próprio Corinthians já fez o mesmo.

"É fundamental, pois trata-se de um clube de referência mundial, de camisa e que representa muito na história. É um clube que possui grandes ídolos e uma imensa torcida. O futebol feminino ganha muito com isso. Sinto uma grande alegria em acompanhar as meninas Ana Clara, Brena, Gabrielly e outras participando desse processo. Elas merecem".

Quais clubes você acredita que chegam fortes na Copa do Brasil além de Vasco e Kindermann?

"São José e Centro Olímpico. Creio que o título ficará por aí. O Vitória de Pernambuco reforçou e amadureceu esse ano, porém acaba de perder a Bia e Thaisinha. Isso prejudicará bastante o time".

Edvaldo ao lado de atletas do Vasco da Gama
Edvaldo ao lado de atletas do Kindermann-SC

Escrito por Carlos Gregório Júnior no dia 21/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário